A 17.ª jornada do campeonato da 2.ª divisão trouxe algumas mudanças na tabela classificativa. Não se registaram alterações de maior na ordem das equipas, mas há mudanças na pontuação. A principal prende-se com o afastamento do líder Esmeriz em relação à concorrência mais direta. O Esmeriz venceu a Adere por 4-0, em jogo antecipado, e assistiu à derrota do 2.º classificado, o Riba d´Ave HC no terreno do Lousado, por 6-3. Com esta derrota, os ribadavenses ficaram agora a 7 pontos do primeiro lugar e viram o Lousado a espreitar o segundo posto. É que a distância entre ambos é agora de apenas um ponto.

    A cinco jornadas do fim, está assim mais do que acesa a luta pela promoção ao escalão superior. Refira-se que os dois primeiros são promovidos diretamente enquanto o 3.º lugar vai disputar num play off, a duas mãos, a subida com o penúltimo classificado da 1.ª divisão.

    A Jasp, 4.º classificado, perdeu também na receção à Flor do Monte (2-4) e ficou numa posição delicada para alcançar ao pódio da classificação, pois viu o Lousado a distanciar-se, estando agora a 4 pontos da turma de Lousado. Já o triunfo da Flor do Monte permitiu à equipa subir uma posição na tabela, é agora 9.º classificado (14 pontos).

    O Novais venceu a Arpo, por 4-3, e manteve o 5.º lugar, com 26 pontos, enquanto a Arpo desceu à 10.ª posição (com 12 pontos).

    A Adere manteve o 6.º lugar (17 pontos), enquanto o Louredo, que venceu o Miradouro, por 1-2, ascendeu ao 7.º lugar, com 16 pontos. O Miradouro é último classificado, com 4 pontos. Por fim, o Gavião, que folgou nesta jornada, ocupa a 8.ª posição, com 14 pontos.