A nova temporada apresenta algumas novidades com a entrada em competição de novas equipas, quer no escalão de seniores como no de veteranos. É o caso da Associação de Moradores do Miradouro (Gondifelos), que se inscreveu pela primeira vez nas provas da AFSA e que vai militar na 2.ª divisão. Registamos ainda, em seniores, o regresso do Lousado, Gavião e Arpo. Ainda em seniores, mas em sentido contrário, o Cajada, 4.º classificado na 1.ª divisão optou por não inscrever a equipa, deixando em aberta uma vaga que foi preenchida pelo Covense, 3.º classificado da 2.ª divisão da época passada. Refira-se que o Requionenses já tinha sido afastado das provas por incumprimentos dos regulamentos.

    Com esta alteração, a 1.ª divisão, cujo início do campeonato foi antecipado para o dia 28 de outubro, conta com 12 equipas e ficou assim alinhada: Outeirense, Pedome, Acura, Grac, Castelões, S. Martinho, Aderm, Adespo, Barrimau, Landim, Mal e Covense.

    A 1.ª jornada do campeonato, cujo sorteio realizou-se na segunda-feira, é então no dia 28 de outubro e ficou assim alinhada: Covense-Acura, Grac-Landim, Aderm-Pedome, Outeirense-Castelões, S. Martinho-Mal e Adespo-Barrimau.

    Já na 2.ª divisão as alterações são mais significativas, resultado da entrada de 4 novas equipas e a saída de uma, a Adespo B não se inscreveu para a nova temporada. Em competição vão estar um total de 11 equipas: Esmeriz, Louredo, Riba de Ave HC, Novais, Jasp, Adere, Flor Monte, AM Miradouro, Lousado, Gavião e Arpo.

    Com 11 equipas, a competição da 2.ª divisão vai iniciar com um torneio de abertura, a 28 de outubro também. As equipas ficaram organizadas em duas séries, com os jogos a serem disputados a uma só mão, sendo que os primeiros classificados de cada série serão apurados para a finalíssima que vai decidir quem é o vencedor da prova. Segue-se depois o campeonato propriamente dito.

    O sorteio ditou assim a 1.ª jornada: Série A: Novais-AM Miradouro, Arpo-Adere, Flor Monte-Lousado. Série B: Esmeriz-Jasp, Riba de Ave HC-Louredo, Gavião folga.

    Ainda em seniores, realizou-se já o sorteio da pré-eliminatória da taça concelhia, marcada para o dia 25 de novembro, ficando assim alinhadas as partidas: Covense-Arpo, Mal-Adere, Esmeriz-S. Martinho, Pedome-Castelões, Flor Monte-Novais, Lousado-AM Miradouro, Barrimau-Jasp. Deste sorteio ficaram isentos Acura, Grac, Louredo, Gavião, Riba de Ave HC, Landim, Outeirense, Aderm e Adespo.

    Nos veteranos há também mexidas na competição e onde se registou um elevado interesse, sendo que se inscreveram um total de 13 equipas. Um aumento de 4 equipas em relação à época passada. Dessas, verificam-se dois regressos (Lameiras e 1.º de Maio) e duas estreias neste escalão (Outeirense e Esmeriz). Assim na temporada 23-24 vão competir Pedome, Covense, S. Mateus, Cajada, Grac, Oliveirense, Bairrense, Acura, Barrimau, Outeirense, 1.º Maio, Esmeriz e Lameiras.

    Atendendo ao número elevado de equipas, o campeonato de veteranos teve de ser antecipado e será o primeiro escalão a entrar em campo, no dia 20 de outubro. A 1.ª jornada ficou assim alinhada: 1.º Maio-Grac, Cajada-Barrimau, S. Mateus-Oliveirense, Acura-Pedome, Esmeriz-Covense, Bairrense-Outeirense, Lameiras folga.

    Já é também conhecido o alinhamento da pré-eliminatória da taça em veteranos, que está marcada para o dia 24 de novembro. Os jogos são: Bairrense-1.º Maio, Grac-Covense, Esmeriz-Outeirense, Oliveirense-Cajada e Barrimau-Pedome. Ficaram isentos Acura, Lameiras e S. Mateus.

    Os sorteios das competições foram realizados na passada segunda-feira e contaram com a presença do vereador do Desporto na Câmara Municipal de VN Famalicão. Na presença dos representantes da maioria das coletividades que militam nas competições da AFSA, Pedro Oliveira sublinhou a “evolução positiva” que o concelhio de futsal registou nos últimos anos, resultado do “investimento e do trabalho de dedicação que tem sido feito pela sua direção e pelo Município”, pelo que, vincou, o desenvolvimento do futsal “continuará a ser uma prioridade de todos”. O vereador expressou o compromisso do Município neste projeto conjunto que tem “contribuído para afirmar o concelho de Vila Nova de Famalicão” no contexto desportivo regional e nacional e apelou à responsabilidade de todas as coletividades, dirigentes, atletas e adeptos para elevar ainda mais a competição, respeitando os valores do desporto e do fair-play.

    Por seu lado, Márcio Sousa, presidente da direção da AFSA, destacou que a presença do vereador na reunião com os clubes é reveladora do “interesse que o município tem no trabalho que aqui fazemos” e sublinhou o apoio que tem sido dado ao longo das últimas épocas. “A Câmara Municipal tem sido um parceiro fundamental para o crescimento da nossa modalidade”, vincou o dirigente da AFSA, acrescentando que o trabalho que tem sido feito pelas coletividades famalicenses e pela autarquia são argumento mais do que válido para que Famalicão venham a ser eleita a cidade europeia do Desporto em 2025.

    Quanto às competições, Márcio Sousa adiantou que a fasquia está cada vez mais elevada, mostrou-se satisfeito e entusiasmado com a adesão crescente de equipas e apelou à responsabilidade e civismo de todos para que as provas sejam cada vez mais um exemplo para o país.