Está tudo a postos para a nova temporada?

    Esperámos que a pausa competitiva tenha permitido o descanso necessário a todos os agentes desportivos e o carregamento das baterias para mais uma temporada intensa na AFSA.

    Antes de mais, permitam-nos que vos endereçam as maiores felicitações pela forma como a época anterior se desenrolou, onde a competitividade foi a nota dominante em cada um dos escalões, como nunca antes visto nas provas da AFSA. A par disso o enorme sucesso, a todos os níveis, da final four da Taça Concelhia, iniciativa que aconteceu pela primeira vez na história do nosso calendário competitivo. Sabemos que há ainda muito a melhorar, mas estamos certos que este é o caminho e a demonstrá-lo está o interesse de novas coletividades nas nossas competições.

    Pois bem, é a hora de nos focarmos na nova temporada e anunciar o calendário competitivo para a época 2023/2024.

    Como tradicionalmente a época arranca com a Supertaça Concelhia José Cunha em seniores e veteranos. Os jogos já têm data agendada, serão no dia 14 de outubro, com local e hora ainda a definir.

    Após a atribuição dos primeiros títulos da época, seguem-se os campeonatos e a data para o início dos mesmos serão os dias 3 de novembro (veteranos) e 4 de novembro (1.ª e 2.ª divisões). Se no caso da 1.ª divisão podemos afirmar com toda a certeza que a prova inicia a 4 de novembro, já no caso da 2.ª divisão e dos veteranos a data de arranque é apenas indicativa na medida de que tudo dependerá do número de equipas inscritas, sendo que o prazo para esse efeito só termina a 29 de setembro. Para já e tendo em conta o interesse manifestado por várias coletividades, tudo leva a crer que as competições podem arrancar em simultâneo, mesmo com ajustes nos quadros competitivos (torneio de abertura).

    Na 2.ª divisão registamos a desistência da formação B da Adespo. Em contrapartida estão praticamente garantidas as entradas de equipas de Lousado, Gondifelos e Gavião, o que perfaz um total de 11 equipas. Já nos veteranos prevemos um aumento do quadro competitivo, estimando a participação de um total de 12/13 equipas. Para já desconhecemos qualquer desistência, prevendo-se o regresso das Lameiras e do 1.º de Maio e ainda a entrada das equipas do Esmeriz e Outeirense.

    Entre a Supertaça Concelhia e o início dos campeonatos, pretendemos levar a efeito as primeiras rondas da Taça Intermunicipal MKA, uma proposta que está ainda em aberto e em fase de negociação com as diferentes entidades envolvidas, sendo de esperar também algumas alterações no modelo competitivo desta prova.

    No mais referir que este ano queremos apostar ainda mais na formação de todos os agentes desportivos: jogadores, dirigentes, técnicos e árbitros. Só assim, acreditamos, será possível continuar no caminho da valorização das nossas competições.

    Informamos que desde o passado dia 4 de setembro a sede da AFSA já está aberta ao público, entre as 20h30 e as 22h30, de segunda a sexta-feira para qualquer eventualidade.