Ao fim de três jornadas, quatro equipas partilham os mesmos pontos na frente da classificação da 1.ª divisão. Outeirense, Pedome, Castelões e Novais somam sete pontos e ocupam as quatro primeiras posições da tabela classificativa.
    Já não há equipas só com vitórias. A Outeirense, equipa que lidera, em função dos critérios de desempate, deslocou-se ao terreno do Esmeriz, jogo que terminou com a divisão de pontos.
    O técnico da formação de Pousada de Saramagos já tinha avisado e colocado a turma de Esmeriz como um dos candidatos ao topo e o jogo veio demonstrar isso mesmo.
    A equipa de Marco Mota travou a campanha vitoriosa da Outeirense que se viu obrigada a ceder os primeiros pontos nesta temporada. O jogo terminou empatado a uma bola.
    O ponto conquistado nesta partida permitiu ao Esmeriz ascender à 6.ª posição, com 5 pontos.
    Com este deslize, a Outeirense foi apanhada pelo Pedome que é já o segundo classificado, com os mesmos pontos do líder.
    O campeão em título somou novo triunfo, desta feita diante do Cajada. Com um início de época exigente, em termos de calendário, os pupilos de Ricardo Abreu estão a corresponder e somaram a segunda vitória consecutiva.
    O Cajada é que está a ter um percurso intermitente. Apesar da deslocação ao terreno do campeão ser sempre de dificuldade acrescida, a formação de cabeçudos já experimentou os três resultados possíveis nas três primeiras jornadas: um empate, uma vitória e uma derrota, somando um total de 4 pontos e ocupando a sétima posição.

    Bem colado ao topo está o Castelões.
    Após o empate na primeira jornada, frente ao Pedome, o Castelões não parou de vencer. Desta vez a vítima foi o FC Landim, que foi derrotado em casa por 3 bolas a zero.
    De resto, o Landim não está a ter um arranque de época feliz e somou a segunda derrota consecutiva. Está assim na penúltima posição, com apenas um ponto.
    Já o Castelões é terceiro classificado com sete pontos, os mesmos do líder.

    Também entre os primeiros está o Novais. A equipa ocupa um lugar de acesso à Taça MKA, o 4.º, após a segunda vitória consecutiva. A turma de Novais foi ao sintético do S. Martinho vencer por duas bolas a uma e soma agora 7 pontos.
    O S. Martinho é que não entrou bem nesta temporada. É a terceira derrota seguida, em três jogos, estando no fundo da tabela, sem qualquer ponto somado.

    Ao invés, a Mocidade Alegre de Landim, o Mal, está a ter um excelente desempenho, atendendo que chegou esta época à 1.ª divisão. E a vitória em Avidos, diante da ACURA, não deixa de ser surpreendente. A equipa de Landim venceu a formação da casa por 3-2. Esta vitória permite ao MAL ocupar o 5.º lugar, com 6 pontos.
    Já a Acura está na 8.ª posição com 4 pontos.

    O Bente somou nesta jornada a sua primeira vitória. Depois de duas jornadas em branco, no que aos pontos diz respeito, a equipa do Bente recebeu e venceu a JASP, num jogo com muitos golos, sete no total. Contudo, os três golos marcados fora de nada serviram à equipa de Seide S. Paio que não evitou a derrota, por 4-3.
    Um resultado que permite ao Bente ultrapassar o seu adversário na tabela classificativa. O Bente é 10.º com 3 pontos, a JASP é 11.º com apenas um ponto.
    Nesta ronda pela 1.ª divisão falta apenas falar da Aderm e do Grac, equipas que se defrontam na 3.ª jornada. O jogo foi adiado para a próxima 4.ª feira, pelas 19h30,no recinto de Santiago da Cruz.
    Com menos um jogo, a Aderm está na 9.ª posição, com 3 pontos; já o Grac é o lanterna vermelha, ainda sem pontos.

    No próximo sábado, dia 2 de novembro, o campeonato da 1.ª divisão faz uma pausa para dar lugar à pré-eliminatória da taça concelhia.