Desfez-se o trio que liderava a classificação na primeira divisão. A Outeirense recebeu e venceu o Castelões e afastou a equipa vizinha do pódio da classificação. A formação de Pousada de Saramagos mantém assim a liderança, com 10 pontos, em ex-aequo com o Pedome, após a vitória pela margem mínima diante do Castelões. Naquele que foi o jogo da jornada, a formação da Outeirense levou a melhor sobre um adversário que está a realizar um excelente campeonato. A vitória por 4 bolas a 3 sobre o Castelões é revelador das dificuldades inerentes de uma partida de tripla. Com esta vitória, a equipa de Pousada segura o primeiro lugar, com 13 pontos, em 5 jogos. Ainda não sofreu qualquer derrota. Já o Castelões caiu para o quarto posto, sendo ultrapassado na classificação pela Aderm.

    Na segunda posição, também com 13 pontos, está o Pedome. O campeão somou nova vitória, desta vez frente o recém-promovido Mal. O triunfo foi por 3-2, sendo que o campeão permanece invicto em prova. Ao não pontuar, o Mal manteve a posição na tabela classificativa. É 7.º com 7 pontos.

    A Aderm é que tem vindo a recuperar terreno. A equipa de Mogege já alcançou a 3.ª posição e está a um ponto do primeiro lugar. Na 5.ª jornada, a Aderm foi ao terreno do Esmeriz, um campo tradicionalmente difícil para os adversários. Não só pelo piso sintético, mas porque o Esmeriz é também um dos conjuntos de grande valor deste campeonato. Mas o resultado do jogo não permite margem para muitas dúvidas. A Aderm venceu por 3 bolas sem resposta. A equipa de Mogege é então terceira classificada, já o Esmeriz desceu um lugar na tabela classificativa. Está na posição 9 com 5 pontos.

    O Novais voltou a empatar, desta vez na deslocação ao terreno do Bente. Somou o segundo empate seguido e atravessa um momento menos bom, apesar de ainda não ter sofrido qualquer derrota. A equipa do Novais esteve a vencer por duas bolas a zero, parecia ter o jogo dominado, mas no segundo tempo a formação do Bente renasceu. Não só empatou a partida, como operou a reviravolta no marcador perante o jogo desgarrado do adversário. No entanto, num último esforço, o Novais ainda conseguiu empatar a partida, que terminaria com a divisão de pontos. O Novais está assim na 5.ª posição, com 9 pontos. O Bente é 10.º, com 5 pontos.

    O Cajada também ainda não acertou na regularidade. A formação de Cabeçudos venceu esta quinta-feira na estreia da Taça Intermunicipal MKA o Alvarelhos por 5-0, mas no regresso ao campeonato não foi capaz de prolongar o estado de graça e averbou nova derrota, desta vez frente ao Landim. Um golo solitário bastou para que a turma de Landim somasse os três pontos que estavam em jogo. Apesar da derrota, o Cajada manteve-se na 6.ª posição com 7 pontos. O Landim é que aproveitou para ficar acima da linha de água. É agora 11.º com 4 pontos.

    Na oitava posição surge a Acura. A formação de Avidos foi a S. Martinho do Vale bater a equipa local por 3-4 e vingar a derrota na taça concelhia. Esta vitória permitiu à turma de Avidos subir um lugar na tabela classificativa, passando para a 8ª posição, com 5 pontos, muito embora tenha um jogo de atraso frente à JASP que o conselho de disciplina mandou repetir. Já o S. Martinho continua a marcar passo nesta temporada. É último classificado ainda sem qualquer ponto.

    E há 5.ª jornada o GRAC quebrou a malapata e venceu pela primeira vez. A vítima foi a Jasp equipa que, com esta derrota, caiu para a zona de despromoção. E foi uma vitória abastada. A turma de Santiago da Cruz venceu por 6 golos sem resposta. Na jornada anterior o técnico Francisco Cunha tinha avisado que a equipa estava a trabalhar bem e a fazer bons jogos, cujos resultados não correspondiam à produção da equipa, mas nesta jornada a equipa soube concretizar e fez seis golos à Jasp. Mesmo assim, o grac manteve-se na antepenúltima posição, agora com 3 pontos, já a Jasp é penúltima apenas com 1 ponto, mas menos um jogo.