Não houve surpresas na pré-eliminatória da taça concelhia sénior. No passado sábado, o campeonato da 1.ª e 2.ª divisão fizeram uma pausa para dar lugar à competição rainha do concelhio.

    Ir ao pavilhão municipal para a festa de encerramento das competições concelhias é o sonho de qualquer conjunto, mas nem todos lá vão chegar. Só duas equipas estarão frente-a-frente para disputar a final da taça e a seleção começou este sábado, no que ao escalão sénior diz respeito.

    A pré-eliminatória da taça envolveu 16 equipas, mas não houve grandes surpresas. As equipas teoricamente favoritas confirmaram o favoritismo e carimbaram o passaporte para a próxima eliminatória.

    O jogo entre a ADERM e a Outeirense, ambos da 1.ª divisão, centrou as atenções. Um desafio de tripla, entre candidatos ao troféu logo no primeiro round. Estava anunciado como uma final antecipada mas a partida não correspondeu às expetativas e as condições climatéricas não ajudaram. Contudo, após o apito final a equipa da casa, a ADERM celebrou o triunfo pela margem mínima, 2-1. Um resultado que já se verificava ao intervalo. A equipa de Mogege afastou a Outeirense de um objetivo traçado desde o início da temporada e estará presente no sorteio da 1.ª eliminatória.

    Para além da Aderm mais sete equipas asseguraram a presença no próximo sorteio.

    O Bente é uma delas. A formação do Bente recebeu o Bairrense, da 2.ª divisão, e venceu por quatro bolas a duas.

    De resto, no confronto entre equipas de divisões diferentes, levaram a melhor as formações do escalão superior.

    Foi o caso do Pedome, que se deslocou ao reduto do Barrimau. A turma de calendário ainda marcou 3 golos, mas o detentor da taça ultrapassou o Barrimau ao marcar 4 tentos.

    O Cajada obteve o resultado mais expressivo da prova. O sintético de Cabeçudos terá dificultado ainda mais a tarefa da Adespo, da 2.ª divisão. A formação da Portela foi goleada por 8 a 1 e o Cajada está de pedra e cal no próximo sorteio da Taça.

    Em três jogos, o confronto foi entre equipas da 1.ª divisão. Castelões e S. Martinho aproveitaram o factor casa para derrotar os seus adversários.

    O S. Martinho ainda não tinha conseguido pontuar esta temporada, mas na taça concelhia, frente à Acura transcendeu-se e eliminou a formação de Avidos (Acura).

    O S. Martinho marcou 5 golos, a Acura apenas 4. A equipa de S. Martinho do Vale parece querer alterar este início de época desastrado e a vitória sobre a Acura é um grande indicador.

    Já o Castelões voltou a vencer o Landim. Já o tinha feito no jogo do campeonato e na pré-eliminatória da taça, diante dos seus adeptos, reafirmou o triunfo. A vitória do Castelões foi, contudo, pela margem mínima, 2-1.

    Quem contrariou a tendência foi o GRAC. A formação de Cruz recebeu o Esmeriz, mas não teve arte nem engenho para levar de vencido o adversário. O Esmeriz tem também grandes ambições nesta temporada e confirmou o favoritismo, bateu o GRAC por 3-2 e estará no sorteio da próxima fase.

    Nesta pré-eliminatória, só houve um jogo entre equipas da 2.ª divisão. Foi, de resto, a partida mais equilibrada. O jogo entre o 1.º de Maio e a Arpo precisou de ir até ao prolongamento para ficar-se a conhecer a equipa que iria está no pote do sorteio da 1.ª eliminatória da Taça. E a sorte ou o saber coube à Arpo. A formação de Pousada de Saramagos derrotou a equipa de Requião já no período extraordinário e o resultado final foi de 7-5.

    Perante estes resultados, Bente, Aderm, Castelões, Pedome, Arpo, Esmeriz, S. Martinho e Cajada carimbaram o passaporte para a próxima eliminatória, onde estavam já Louredo, Novais, Requião Mais, MAL, Milho D´Oiro, Riba de Ave Hóquei Clube, Flor do Monte e Jasp, equipas que ficaram isentas nesta pré-eliminatória da taça.