A Gala AFSA 2019 distinguiu Vítor Silva, da Associação Desportiva e Cultural de Novais, como Atleta do Ano da 2.ª divisão, troféu atribuído pelos votos dos treinadores e capitães das equipas que militam no campeonato e que tiveram em conta o comportamento disciplinar, o fair-play, a valia técnica e a influência na equipa. Entre os nomeados estavam ainda Diogo Lopes (UD Bairrense) e João Silva (MAL). Vítor Silva mereceu 11 votos, o Diogo contou com 9, assim comoo João Silva.

    Já o Prémio Baliza d´Ouro foi atribuído ao Grac, enquanto que o Bota d´Ouro desta temporada foi para André Costa, da Associação Desportiva e Cultural de Novais.

    A equipa fair-play neste escalão foi o Grac, que juntou o troféu ao título de campeão concelhio.

    A Equipa Ideal, eleita pelos capitães e treinadores, ficou assim constituída: Guarda-redes – Pedro Faria (UD Bairrense); Jogadores – Vítor (ADC Novais); Fábio Freitas (ARC Flor Monte), João Pereira (Mal) e Diogo Lopes (UD Bairrense); Treinador – Francisco Cunha (Grac)

    Refira-se que o Grac recebeu o troféu de campeão concelhio neste escalão. Foram ainda atribuídos os troféus de presença a todas as equipas que participaram no campeonato concelhio da 2.ª divisão.